27 maio 2010

A maior biblioteca da América Latina

Etiquetas: , , , , , , , ,

Por Prof. ª Mary

A rápida evolução da tecnologia faz com que as coisas se tornem mais obsoletas a cada dia. Apesar de tudo, a leitura é uma atividade que continua vigente com o passar do tempo e se adapta à nova tecnologia. Os métodos como o Sistema de Braille, para cegos, ou o material para leitura audiovisual são um claro exemplo disso.

Portanto, para o uso de fins educativos, deve-se continuar considerando a leitura como uma das formas mais adequadas para a aprendizagem e, ao mesmo tempo, seria conveniente enfatizar o incentivo desta atividade na América Latina. Da mesma forma, deve-se estimular outras técnicas de aprendizagem e uma das muitas maneiras de fazê-lo é incentivando a visita às bibliotecas. Aliás, o recomendável seria que parte do orçamento destinado à educação em cada país estivesse direcionada à construção de bibliotecas ou à implementação e modernização das bibliotecas existentes.

Por esta razão, é importante destacar uma moderna biblioteca, a maior biblioteca da América Latina, inaugurada esta semana em Bogotá, capital da Colômbia.


Do Cidade do México à Bogotá

Anteriormente, a maior biblioteca da América Latina era a Biblioteca José Vasconcelos, situada no México, Distrito Federal, e considerada um autêntico centro cultural eco-sustentável, com capacidade para receber até 15 mil visitantes por dia.

Entretanto, desde esta quarta-feira, 26 de maio, o título de maior biblioteca passou a ser da Colômbia. Em Bogotá, a capital do país, foi realizada a abertura do Centro Cultural Biblioteca Pública Julio Mario Santo Domingo, a qual será operada pela Biblored, o Sistema de Bibliotecas Públicas da Colômbia.

Esta Biblioteca tem capacidade para atender a 1,3 milhões de pessoas. Seu acervo está composto de cerca de 35 mil volumes, dentre os quais se encontram livros, músicas e material audiovisual, os quais terão uma determinada ênfase artística. Cerca de 280 mil estudantes serão beneficiados por um espaço destinado não apenas à educação, mas também à cultura.

Dentre os principais serviços oferecidos pela Biblioteca Julio Mario Santo Domingo, pode-se mencionar:
  • Uma sala geral de leitura que conta com 600 lugares para leitura individual de diversos materiais bibliográficos;
  • Uma sala de serviços de informática, com acesso gratuito à Internet Wireless e oficinas de alfabetização informática;
  • Uma hemeroteca, a qual conta com edições atualizadas dos principais jornais e revistas;
  • Uma videoteca para a consulta de material audiovisual, como filmes e documentais;
  • Uma biblioteca de sons para a consulta de material sonoro, como os audiolivros;
  • Uma ludoteca para a aprendizagem de crianças por meio de jogos;
  • Uma bebeteca, dirigida à estimulação precoce de crianças de 0 a 6 anos.




Sem dúvidas, é um projeto digno de elogios, o qual deve ser adotado também pelos demais países latino-americanos, com a finalidade de incentivar a aprendizagem mediante a leitura e outros meios que contribuem para com a cultura.


Prof. ª Mary adiciona:

  • Serão dispostos, ainda, 20 pontos para a reprodução de vídeo, compatíveis com a tecnologia Blue Ray.
  • A tecnologia também estará disponível às pessoas com deficiências visual e auditiva, através do software Jaws de leitura de tela, além de máquinas inteligentes de leitura dos volumes e impressoras Braille




    Compartilhe este artigo

    Artigos Relacionados

    Não há comentários para "A maior biblioteca da América Latina"

    Postar um comentário

    Seguidores