17 fevereiro 2014

Entrevista, o Dr. Daniel Maximilian Da Costa

Etiquetas: , , , , , ,

Nessa entrevista, o Dr. Daniel Maximilian Da Costa,  fundador e CEO da  Latin American Quality Institute 


Nos comenta sobre os resultados da organização no ano de 2013, os desafios e projeções que o novo ano traz e sua missão de continuar difundindo a Qualidade Total e as 40+10 ações que englobam as diretrizes para desenvolver empresas socialmente responsáveis.




Conte-nos sobre os principais resultados da LAQI no ano de 2013 como organização que impulsiona o desenvolvimento empresarial.

Com certeza, o principal resultado é a consolidação da LAQI como único referente e órgão inspirador em temas de Qualidade Total, RSE e Comércio Justo. Conseguimos ultrapassar a marca de 3 mil membros ativos em 19 países e este é um número que continua crescendo a cada dia. Também podemos mencionar os esforços por ampliar nossa proposta de serviço conforme as demandas de nossos membros.

Por que mudanças a LAQI passou nesse período e quais são os aspectos que têm sido constantes?

A LAQI também está comprometida com um processo de Melhoria Contínua e, desde nossa fundação, fomos mudando bastante, sempre procurando atender as necessidades dos nossos membros. Nesse último período, a grande mudança está em nosso compromisso de servir os membros de nossa rede com uma plataforma muito moderna de Educação Virtual. Entrar firmemente no campo da educação representa uma grande e muito importante mudança para o nosso futuro. Certamente, os beneficiados serão os membros, pois terão a possibilidade de acessar cursos e conteúdos de primeiro nível.

Este ano, a LAQI desenvolverá as atividades dos Quality Summit baseando-se no tema “Reputação Corporativa”. Por que a escolha desse tema será importante para as empresas da região?

A Reputação Corporativa está experimentando um novo enfoque. As empresas estão reconhecendo que a perda de confiança por parte dos investidores, analistas, clientes e outros grupos de interesse é potencialmente devastadora para a sobrevivência de seus negócios em longo prazo. Por isso, optamos por trabalhar esse tema durante o ano de 2014, pois a Reputação Corporativa é considerada um fator cada vez mais importante como uma variável para a melhoria de seu nível de atração, tanto para clientes como para investidores.

Atualmente, a liderança de uma empresa está ligada à sua reputação. Segundo a sua experiência, qual o melhor caminho para que as empresas latino-americanas desenvolvam e mantenham uma boa reputação? Em sua opinião, esse é um desafio?

Não há dúvidas de que é um desafio. É preciso entender que todos os grupos de interesse ligados a uma empresa valorizam seu aspecto social, ambiental e seu caráter economicamente responsável. A reputação não apenas pode evitar conflitos diminuindo o impacto de mensagens negativas, mas também é facilitadora no recrutamento do talento humano, ajuda a fidelizar seus clientes, melhora a percepção dos consumidores sobre seus produtos e serviços, atrai um maior número de investidores proporcionando-lhes credibilidade e, além do mais, diferencia as empresas frente à concorrência.

Que tipo de empresários serão bem-sucedidos nesse contexto?

Aqueles que reconheçam a importância da melhoria contínua como uma forma de gestão empresarial. No setor empresarial, deve existir um compromisso que vai muito além de qualquer certificação. Refiro-me ao compromisso que devem adotar juntamente com todos os grupos de interesse e as ações concretas que realizem para garantir o verdadeiro sucesso em suas gestões. Para a LAQI, um programa real de certificações não significa apenas a entrega das mesmas, mas o trabalho constante realizado por cada um de seus membros.

Poderia nos explicar mais sobre a importância de ser um membro da LAQI e que desafios e novas oportunidades são proporcionados?

As empresas e instituições nos procuram em primeiro como fonte de informação e inspiração. Então, considero que a importância de ser membro da LAQI está na possibilidade de que os principais executivos das empresas afiliadas encontrem uma plataforma de atualização constante, assim como a possibilidade de inter-relacionar-se com outros empresários e inspirar-se no caminho ao sucesso.

Portanto, uma vez que o empresário membro esteja informado e inspirado, o desafio será pôr em prática nosso Modelo de Excelência, as 40+10 ações, com as ferramentas que proporcionamos. O resultado da correta aplicação do Modelo são as oportunidades que virão através de uma gestão mais eficiente e humana de negócios. As possibilidades de Reconhecimento e Certificação trarão, certamente, inúmeros benefícios para o negócio. 
Quais são os passos mais importantes que poderia nos antecipar sobre este ano, enquanto continua liderando essa rede de empresários líderes?

Acredito que os empresários da América Latina, em geral, estão assumindo uma nova postura, um compromisso importante em temas como a Qualidade Total, a Responsabilidade Social e o cuidado com o meio ambiente e o contexto geral. Com certeza, isso faz com que a LAQI ocupe um papel principal na gestão de empresas, como fonte de inspiração, conhecimento e oportunidades. Estamos certos de que 2014 será um ano muito importante para a organização e nossos membros.

Compartilhe este artigo

Artigos Relacionados

Não há comentários para "Entrevista, o Dr. Daniel Maximilian Da Costa"

Postar um comentário

Seguidores