23 abril 2010

Qualidade em três letras: TQM

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O que William E. Deming quis nos dizer quando fazia referência a estas 3 letras?

O conceito de Total Quality Management (Gestão de Qualidade Total – GQT) foi, basicamente, criado por ele e se refere a uma estratégia de gestão orientada a criar consciência de qualidade em todos os processos organizacionais. O TQM tem como fundamento reduzir os erros produzidos durante o processo de fabricação ou de serviços, incrementar a satisfação do cliente, agilizar a gestão da cadeia de fornecimento, a modernização dos equipamentos e garantir que os trabalhadores tenham o maior nível de formação.
O conceito de qualidade total já se encontra instalado em nossa cultura. Por este motivo, muitas empresas incorporaram a Gestão de Qualidade Total a seu funcionamento cotidiano. Inclusive, o mesmo é visto, hoje em dia, como um desafio gerencial, o qual constitui um processo de mudança planejada que, no começo, é produto de uma tomada de consciência e de uma iniciativa gerencial a qual envolve com o tempo o compromisso de todos os membros da organização.

Os Componentes

A TQM possui quatro componentes básicos:

1. Clientes em primeiro lugar. Um produto ou serviço de qualidade deve satisfazer as necessidades e expectativas do cliente. Se o cliente não ocupa o primeiro lugar, será difícil satisfazer suas expectativas e, conseqüentemente, a qualidade não poderá ser alcançada.

2. Melhora contínua. A filosofia do Kaizen considera que não há limites para a melhoria contínua. Isto significa que uma organização sob o conceito da GQT continuará se esforçando para melhorar seu produto ou serviço e por aumentar seus padrões de qualidade.

3. Objetivo zero defeitos. Os defeitos são indesejáveis por dois motivos:
•   Custam caro porque diminuem a confiança do cliente com o produto.
•   É mais caro corrigir defeitos que evitar que se produzam.

4. Capacitação e desenvolvimento. Uma organização terá que capacitar seus funcionários para garantir a compreensão dos princípios da GQT. Eles precisam entender como devem alcançar ou manter este conceito.

Desta maneira, podemos entender o GQT como um novo modelo administrativo que está se tornando uma estratégia global, a qual exige a cooperação de todas as funções de uma empresa.

Cada empresa deve procurar seu caminho para praticar o conceito de GQT, entretanto existem 3 características que toda empresa deve considerar: 
  • Estar centrada nos clientes e na satisfação de suas necessidades. 
  • Trabalhar na melhora contínua dos processos para elevar a qualidade de produtos e  serviços. 
  • Contar com a participação total dos funcionários.

Finalmente, se uma empresa entende como desenvolver os conhecimentos da Gestão Total de Qualidade, significa que está no caminho correto para alcançar o sucesso.

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