26 março 2010

Melhorando Continuamente

Etiquetas: , , , ,

Lá pelos anos 50, um estadístico americano foi convidado a dar algumas palestras em território japonês sobre controle estatístico de processos. O convidado obteve tanto sucesso que conseguiu formar centenas de engenheiros, diretores e estudantes em temas relacionados à qualidade. Foi desta forma que o conceito da qualidade alcançou a maior importância no Japão e, por isso, aquele estatístico é reconhecido até hoje por ter conseguido mudar a mentalidade dos japoneses, que passaram a ver a qualidade como uma arma estratégica.

William Edwards Deming é um dos personagens que mais difundiu o conceito de qualidade total e, devido a isso, seu nome é associado ao desenvolvimento e crescimento do Japão depois da Segunda Guerra Mundial.


O Círculo Deming, também conhecido por ciclo PDCA (sua sigla em inglês), é uma estratégia de melhoria contínua da qualidade em 4 passos. Também é denominada espiral de melhoria contínua.


Os passos estão representados na seguinte imagem:




A interpretação deste círculo é muito simples:


Quando surge o desejo de obter algo, a primeira coisa que se deve fazer é planejar a maneira de consegui-lo; o próximo passo é realizar ou executar as ações planejadas. Após isso, verificar de que maneira o plano está sendo executado. E, finalmente, é preciso implementar as mudanças pertinentes para não cometer novamente os mesmos erros, ou seja, agir. E o ciclo volta a começar, novamente, com o planejamento de sua execução, mas introduzindo as melhorias provenientes da experiência anterior.


Junto a isso, Ed Deming ofereceu ao mundo diversas idéias sobre o significado de uma boa administração. Entre estas idéias se encontram os conhecidos 14 princípios de Deming, mencionados abaixo:






Como podemos observar, cumprir com estes enunciados demanda um grande esforço e disposição para a mudança. Os estilos gerenciais antiquados simplesmente não podem aceitá-los. Entretanto, quando se alcança este nível de desenvolvimento, pode-se alcançar um ambiente de cooperação e liderança que lhes permite ser mais competitivos e gerar maiores benefícios para todos na organização. O benefício conseguido vale à pena. Ele se chama: qualidade total.

Muitos se perguntam se a colaboração de Deming melhorou o nível de administração. A verdade é que não apenas melhorou como também revolucionou a maneira de pensar e mudou certas regras estipuladas até aquele momento, dando um giro total na maneira de gerenciar: levou ao caminho da melhora contínua, em direção à qualidade total.




Compartilhe este artigo

Artigos Relacionados

Não há comentários para "Melhorando Continuamente"

Postar um comentário

Seguidores