10 junho 2010

Um café pela manhã

Etiquetas: , , , , ,

Por Dr. Alex

Algumas pessoas estão convencidas de que se não tomam um café pela manhã, não 'funcionam', portanto, não podem ter um bom rendimento no trabalho. Entretanto, estudos realizados por cientistas ingleses afirmam que o efeito despertador do café é apenas psicológico.


Após ingerir uma xícara de café, uma pessoa pode efetivamente se sentir mais desperta, mas isso é uma conseqüência da compensação dos níveis de cafeína que se perdem durante o sono. Além do mais, os pesquisadores indicam que um café pela manhã aumenta a ansiedade e a pressão sanguínea, conforme afirma o relatório publicado no jornal The Daily Mail.

Chegou-se à conclusão de que tomar café não gera uma melhoria no desenvolvimento do trabalho, mas simplesmente faz com que as pessoas retornem a seu estado habitual, respondendo aos níveis de cafeína no sangue reduzidos durante o sonho.

Os especialistas afirmam que esta informação se aplica também àqueles que atribuem seu desempenho a uma xícara de café pela manhã, entretanto, os consumidores de café asseguram que a cafeína aumenta sim o nível de concentração, já que é capaz de originar a liberação de adrenalina e com isso estimular o sistema nervoso central.

Na  British Coffee Association mencionam que este efeito se dá da mesma forma tanto as pessoas cujo desempenho no trabalho não é tão elevado – como é o caso de quem trabalha à noite – quanto em pessoas que costumam ter um estado de atividade excelente, já que a cafeína lhes oferece 'velocidade' adicional.

Os mesmos asseguram ainda que o café não produz danos à saúde se o consumo for moderado, ou seja, entre 4 e 5 xícaras por dia.

Dr. Alex informa:

  • Uma xícara de café instantâneo contém entre 60 e 100mg de cafeína.
  • Uma xícara de chá contém entre 30 e 100mg de cafeína.



Compartilhe este artigo

Artigos Relacionados

Não há comentários para "Um café pela manhã"

Postar um comentário

Seguidores