02 junho 2010

Iluminando o trabalho, protegendo o planeta

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , ,


Mr. Quality

Para que um indivíduo desenvolva seu trabalho com qualidade, é necessário satisfazer certos critérios de seu ambiente de trabalho na empresa, os quais são de caráter material e estão determinados por fatores internos.

A iluminação é um tópico de suma importância para os trabalhos realizados diariamente dentro do local de trabalho, porém, há alguns anos atrás, era considerado como um gasto substancial para as empresas.

Com o progresso da tecnologia, é possível vê-lo por outro ângulo. Realizando uma breve cronologia, podemos observar o seguinte:
  • Em primeiro lugar, surgiram as lâmpadas incandescentes, ou seja, as tradicionais, que consumem uma grande quantidade de energia elétrica. Seu tempo de duração é de 750 a 1000 horas.
  • Depois das lâmpadas incandescentes, surgiram as lâmpadas econômicas, usadas atualmente pela maioria de companhias. Têm a durabilidade de 6.000 a 10.000 horas e gastam 60% menos energia elétrica que as lâmpadas incandescentes.
  • A novidade são as lâmpadas e refletores LED, que economizam até 90% de energia elétrica. O tempo de duração das lâmpadas LED pode chegar a 40.000 horas e o melhor de tudo é que são 100% recicláveis.

Vale lembrar que nos países mais desenvolvidos da América Latina, como é o caso do México, a maior quantidade de energia gasta está concentrada nos locais de trabalho e nos escritórios, seguidos pelas residências.


Ing. Leonardo

A tecnologia Light Emitting Diode (LED), ou Diodo Emissor de Luz, se refere a semicondutores que requerem pouquíssima energia para iluminar de maneira eficiente. Além da alta eficiência, as lâmpadas LED possuem longa duração, rápida resposta ao acender e apagar, menos calor e menos raios UV, entre outros benefícios.

Vale à pena ressaltar que, apesar de terem um preço mais elevado que as lâmpadas tradicionais, as lâmpadas LED contam com um tempo de duração consideravelmente maior, gerando uma grande economia de energia.

A seguir, mais detalhes:
  • Ao substituir os focos incandescentes de 100 watts pela tecnologia das lâmpadas LED, será necessário apenas 10 watts de consumo, o que supõe uma economia de 90% de energia.
  • Caso se deseje substituir as lâmpadas econômicas por lâmpadas LED, a economia será de, aproximadamente, 60%.


A idéia inicial é impulsionar o uso da nova tecnologia, em primeiro lugar, em mercados emergentes da América Latina, onde há grandes oportunidades para que a utilização de uma tecnologia de ponta como esta possa progredir.
  
Ernesto, ecologista

A iluminação LED é uma tecnologia relativamente nova e que possui um impacto positivo do ponto de vista ecológico, pois economiza energia, dinheiro e tem um longo tempo de duração. Por este motivo, acredita-se que sua aceitação está garantida, já que as empresas em breve perceberão seus muitos benefícios.

As lâmpadas LED são recicláveis e sabe-se que, no caso de serem lançadas ao lixo, não causarão danos ao meio-ambiente. Entretanto, está sendo promovida a criação de programas que incentivem o consumidor a devolver o produto à companhia depois de terminada sua duração, para que então possa ser reciclado.


 

Compartilhe este artigo

Artigos Relacionados

Não há comentários para "Iluminando o trabalho, protegendo o planeta"

Postar um comentário

Seguidores