Como todos sabem, um empreendedor é todo aquele capaz de identificar uma oportunidade de negócios e que possui a destreza para organizar ou conseguir os recursos necessários para pôr em prática tal oportunidade.

Entretanto, quando uma pessoa se aventura em iniciar um negócio, não existem livros ou manuais com passos a seguir para conquistar o sucesso e é por esta razão que ocorrem os erros.
A seguir, indicamos os dez erros mais comuns cometidos pelos empreendedores ao iniciar um negócio:
1. Empreender sozinho. É muito complicado fazer funcionar um negócio quando há apenas uma pessoa envolvida. Geralmente, os que cometem este erro evitam envolver mais pessoas, já que o preço da contratação pessoal pode consumir boa parte da renda disponível. Solução: Garantir a existência de uma ampla margem nos preços, a qual permita a inclusão de funcionários, já que o cliente não tem problemas com o tratamento de terceiros, desde que possam sempre estar em contato com o responsável pelo projeto.
2. Pedir conselho a muitas pessoas. A opinião de pessoas experientes na indústria é sempre necessária, porém solicitar a opinião de muitas pessoas normalmente atrasa a tomada de decisões a ponto de impedir o inicio do projeto. Solução: Conseguir uma assessoria sólida à qual possa consultar regularmente sem deixar de gerenciar o negócio.
3. Dedicar muito tempo ao desenvolvimento de produtos e não o tempo suficiente às vendas. Não é possível criar uma empresa importante sem um grande produto. Entretanto, passar muito tempo na etapa de desenvolvimento do mesmo pode gerar perda de clientes. Solução: Formar uma organização de vendas mais forte.
4. Direcionar-se a um mercado muito pequeno. Ser líder de um setor de mercado é sempre atrativo, mas se este mercado for muito pequeno, a companhia não alcançará o sucesso. Solução: Compreender um segmento maior de mercado com a finalidade de ter mais participação do mesmo.
5. Entrar no mercado sem um parceiro distribuidor. Isto é muito simples: é mais fácil entrar num mercado se já existe uma rede de agentes, intermediários, representantes de fábrica e outros vendedores prontos e dispostos a vender seu produto nos canais de distribuição existentes. Solução: Elaborar uma lista de potenciais fontes de referencia antes de abrir o negócio e averiguar sua disponibilidade para enviar clientes.
6. Pagar demais por clientes. Gastar muito em publicidade atrairá um grande número de clientes, mas se os mesmos não forem fidelizados, grande parte do investimento terá sido perdida. Solução: Realizar testes, medições e continuar testando. Quando souber como conseguir mais renda por meio das vendas que gastos por atrair clientes, então este será o momento oportuno para lançar uma campanha publicitária.
7.Dispor de pouco capital. Alugar um espaço, comprar equipamentos, encher o inventário e captar clientes não são tudo o que requer capital numa empresa. É necessário também considerar os salários, serviços públicos, seguros e outros gastos. Por este motivo, deve-se conseguir suficiente capital para manter o negócio até que a renda seja suficiente para cobrir os gastos e gerem suficiente fluxo de caixa positivo. Solução: Calcular os custos da nova empresa antes de abrir, não depois.
8. Arrecadar muito capital. Pode parecer estranho, mas este também é um problema, já que as empresas com muitos fundos tendem a supervalorizar-se, desperdiçando recursos valiosos. Isto acaba obrigando que fechem suas portas depois de um tempo por causa de má administração. Solução: Mesmo que a quantia inicial arrecadada seja grande, é preciso lembrar sobre a importância de guardar uma parte para os momentos difíceis.
9. Não ter um planejamento de negócios. Uma empresa nova no mercado precisa de um capital importante para seu crescimento e, pelo menos, um ano para obter lucro. Por isso, é imprescindível estabelecer um planejamento de quanto tempo e dinheiro serão necessários para alcançar os objetivos e metas traçadas. Solução: Examinar as medidas que farão funcionar o negócio e criar um modelo que possibilite recriar 3 anos de vendas, lucros e projeções de fluxo de capital.
10. Pensar muito no planejamento do negócio. Nenhum extremo é bom. Não é bom ser muito impulsivo nem muito temerário. Existem alguns empresários que não começam um negócio até estarem 100% seguros de que alcançarão o sucesso. Solução: Não existem manuais ou fórmulas que garantam o sucesso do negócio. Em algum momento é preciso levar em conta os instintos.
Mr. Quality:
Mr. Quality:
Não há comentários para "Os 10 erros mais cometidos pelos empreendedores"
Postar um comentário