21 fevereiro 2011

Uma nova etapa para o desenvolvimento sustentável

Etiquetas: , , , , , , , ,


Atualmente, podemos peceber que a conexão entre as empresas e a sociedade é cada vez maior, o que faz com que o diálogo entre ambas seja mais fluente para a satisfação das duas partes. Este momento é conhecido como ‘Era 2.0’, a qual chegou à ONU e a fez tomar a decisão de lançar o ‘Global Compact 2.0’.

Trata-se de uma iniciativa das Nações Unidas que reconhece a responsabilidade social como uma ferramenta de grande importância, já que vivemos numa nova era e os desafios propostos por ela podem ser resolvidos por meio da cooperação e da liderança global. Da mesma forma, é fundamental a cooperação internacional entre os governos, a sociedade civil e o setor privado para que se possa contar com um trabalho conjunto, a fim de conquistar o bem global coletivo.

No último Fórum Econômico Mundial, em Davos, o Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, aprovou o lançamento do Global Compact LEAD, que conta com a assinatura de mais de cinquenta empresas líderes em sustentabilidade, responsabilidade social e ambiental, e transparência corporativa. Este exclusivo grupo de empresas estratégicas trata de temas ambientais, sociais e de governabilidade. Sabe-se que não são muitas as empresas envolvidas em tais temas e, por esta razão, as que fazem parte enviam uma poderosa mensagem.

"Um compromisso renovado com os princípios fundamentais, ao invés de encerrar-se no nacionalismo, protecionismo e outros ismos que promovem interesses comuns mesquinhos sobre os objetivos globais."
Ban Ki-moon

Um novo horizonte

Para esta nova etapa, a ONU propõe a integração como chave do novo cenário econômico sustentável. Além do mais, reconhece como pontos fundamentais as redes de comunicação e o estabelecimento das alianças de alcance mundial orientadas a um mesmo objetivo: o desenvolvimento sustentável, a transparência e a responsabilidade.

Em 1999, o então Secretário Geral da ONU, Kofi Annan, lançou no Fórum Econômico Mundial de Davos o Global Compact, com a finalidade de promover a ideia de que o compromisso empresarial em assuntos globais beneficia tanto os negócios quanto a sociedade a longo prazo.

O atual Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, aposta em desenterrar o pensamento a curto prazo a favor das soluções a longo prazo, incentivando a não refugiar-se em doutrinas que promovem os limitados interesses próprios frente aos objetivos globais comuns.

O novo Pacto Global oferece uma excelente plataforma para diferentes temas, como, por exemplo, o cuidado com o clima e a institucionalização dos diversos mecanismos da responsabilidade social empresarial, para poder estabelecer um marco que atenda os aspectos sociais, ambientais e de bom governo. Esta é uma era que traz a integração de todas as partes envolvidas na busca de um benefício global.

A seguir, a sessão completa sobre Desenvolvimento Sustentável do Fórum Econômico Mundial 2011, em Davos, Suíça.


Compartilhe este artigo

Artigos Relacionados

Não há comentários para "Uma nova etapa para o desenvolvimento sustentável"

Postar um comentário

Seguidores