13 maio 2011

O Comércio Justo e seu enfoque nas pessoas

Etiquetas: , , , , , , ,


O Comércio Justo é considerado um movimento social global dedicado à promoção de outra modalidade de comércio, a qual não tem sido muito praticada ao longo dos anos, um comércio baseado no diálogo, na transparência, no respeito e na equidade.

O objetivo de promover este tipo de comércio é que sua prática contribui com o desenvolvimento sustentável oferecendo melhores condições comerciais e garantindo os direitos dos pequenos produtores e trabalhadores desfavorecidos.

Por este motivo, as organizações de Comércio Justo têm o firme compromisso de apoiar os produtores, sensibilizar e desenvolver campanhas para conseguir modificar as regras práticas do comércio internacional convencional.

O conceito de Comércio Justo tem uma visão que vai além de um simples intercâmbio comercial, já que manifesta ser possível uma maior justiça no comércio mundial. Além do mais, destaca a necessidade de uma mudança nas regras e práticas do comércio convencional e demonstra como um negócio bem-sucedido pode também dar prioridade às pessoas.


Mr. Quality diz:

“O Comércio Justo contribui
para com uma economia justa e sustentável
de nível local e mundial”.







Dia Mundial do Comércio Justo 2011

No próximo dia 14 de maio, milhões de pequenos produtores, artesãos, agricultores, pequenos fabricantes e comerciantes se unirão às comemorações pelo Dia Mundial do Comércio Justo e contarão com o apoio da comunidade empresarial, dos consumidores, políticos e meios de comunicação, assim como milhares de movimentos sociais, ONGs e mais de 100.000 voluntários.

O tema da comemoração este ano de 2011 será: “COMÉRCIO PARA AS PESSOAS – Comércio Justo para o seu mundo”.

Este tema reafirma a necessidade de colocar as pessoas e o ambiente no centro do comércio e do consumo, pois “comércio para as pessoas” significa intercâmbios para o desenvolvimento sustentável das comunidades locais. É evidente que o Comércio Justo pode ser uma ferramenta mais eficiente para a redução da pobreza. O comércio pode modificar vidas e comunidades.

Em suma, o principal objetivo é fazer do Comércio Justo uma contribuição viável na luta contra a pobreza, a mudança climática e a crise econômica.

Compartilhe este artigo

Artigos Relacionados

Não há comentários para "O Comércio Justo e seu enfoque nas pessoas"

Postar um comentário

Seguidores