28 maio 2010

Brasil: nível europeu em quantidade de lixo

Etiquetas: , , , , , , ,

Por Ernesto, o ecologista

Os resíduos não utilizáveis são um inconveniente para muitas sociedades, especialmente para as grandes cidades e, numa escala maior, para todos os habitantes do planeta. São gerados como conseqüências de problemas como a superpopulação, os costumes da sociedade moderna e, sobretudo, pelo consumismo. Todos esses fatores contribuem com o aumento do lixo no mundo, e a América Latina não é uma exceção.

Segundo um estudo realizado pela Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), o Brasil gera quantidades de resíduos em proporções equivalentes às da Europa e está perto de alcançar os Estados Unidos, que produz 2,8 kg de lixo diários por pessoa. O estudo indica ainda que um habitante europeu produz 1,2 kg por dia de resíduos.


Enquanto as principais cidades brasileiras mostram as seguintes cifras diárias por habitante:
  • Brasília – 1.698 kg.
  • Rio de Janeiro – 1.617 kg.
  • São Paulo – 1.259 kg.

O problema superior é o escasso nível de tratamento de resíduos urbanos. Anteriormente, a maioria dos resíduos estava composta de componentes orgânicos e materiais de origem natural, o que tornava viável a coleta e o transporte aos depósitos de lixo afastados das urbanizações, onde eram deixados para sua degradação por organismos vivos e elementos ambientais.

Entretanto, o desenvolvimento econômico, a industrialização e o consumismo adicionaram ao lixo urbano outros resíduos de enorme potencial contaminador, como pilhas, óleos minerais, lâmpadas fluorescentes, remédios com datas de validade vencidas, entre outros. Por esta razão, surgem novos problemas ao meio-ambiente, como a contaminação de solos e águas superficiais.

Com os novos problemas, passam a existir também diversas possibilidades para resolvê-los, com a finalidade evitar a expansão dos mesmos não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina. Mas colocá-las em prática é responsabilidade dos governos, indústrias, indivíduos ou da sociedade em conjunto. Iniciativas como a canalização de forma apropriada dos resíduos finais ou a reintegração dos mesmos ao ciclo produtivo são medidas fatíveis para reduzir a quantidade de lixo. Resta, somente, começar a dar o exemplo para que os outros também sejam incentivados.

Ernesto, o ecologista, informa:

  • De acordo com o diretor-executivo da Abrelpe, serviço de limpeza continha um estimado de 1.152 Kg. de resíduos por pessoa por dia.
  • No Brasil, existem 191'480,630 pessoas, portanto, as toneladas de lixo gerado a cada ano vêm 80'513,775,4.




Compartilhe este artigo

Artigos Relacionados

1 Response to Brasil: nível europeu em quantidade de lixo

Anônimo
11 de agosto de 2011 às 17:50

olha e uma putaria esse negocio de lixo o povo nao sabe colaborar e por isso q o mundo ta acabando pelo menos eu nao qro morrer no lixo vamo ajudar genti vcs nao conheçe a regras dos tres r rrr reduzir reciclar reutilizar

Postar um comentário

Seguidores