17 junho 2011

10 Conselhos para um Networking bem-sucedido

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O networking (ou rede de negócios) é uma atividade socioeconômica que permite aos grupos de empresários afins reconhecerem, criarem ou atuarem sobre determinadas oportunidades de negócio. O networking um tipo de rede social cuja razão é a atividade empresarial.

A organização Latin American Quality Institute, com mais de 1.200 membros ao redor da América Latina e uma rede que compreende mais de 35.000 empresas em todo o mundo, é um claro exemplo de networking.

LAQI oferece uma grande possibilidade de contato entre profissionais de qualidade em diversas indústrias, permitindo criar e fortalecer os relacionamentos empresariais e profissionais.





Com base nisto, apresentamos a seguir 10 conselhos para um networking bem-sucedido:

1. Considere que o networking deve ser genuíno e autêntico, gerar confiança e relacionamentos, assim como ver a possibilidade de ajudar aos demais.

2. Pergunte-se quais são as suas metas ao participar de reuniões de networking, pois isso permitirá escolher os grupos que lhe ajudarão a obter o que busca. Algumas reuniões estão mais enfocadas na aprendizagem, em fazer contatos, e/ou trabalho voluntário do que em criar conexões de negócios.

3. Visite quantos grupos puder para despertar seu interesse. Observe a atitude do grupo. Oferecem apoio uns aos outros? A liderança é competente? É preciso esclarecer estas e outras dúvidas antes de se unir a um networking.

4. Mantenha a posição de voluntário nas organizações. Esta é uma boa forma de ser visto e de prestar ajuda aos grupos que o auxiliaram anteriormente.

5. Faça perguntas abertas nos diálogos de networking. Isto significa perguntar “quem, o que, onde, quando e como”, diferente daquelas perguntas que podem ser respondidas com um simples sim ou não. Esta forma de questionar abre o debate e demonstra aos ouvintes que você se interessa por eles.

6. Torne-se um poderoso recurso para os outros. Quando você é reconhecido como um forte recurso, as pessoas irão a sua busca para sugestões, ideias, nomes de outras pessoas, etc. Assim você se mantém visível para eles.

7. Tenha uma clara compreensão do que faz, por que, para quem e o que torna isto algo especial ou diferente, para que os outros queiram fazer o mesmo. Se seu objetivo é obter referencias, primeiro deve compreender claramente o que faz para poder explicá-lo facilmente aos outros.

8. Seja capaz de articular o que está procurando e como outras pessoas podem ajudar em sua busca. Ao iniciar uma conversa, as pessoas costumam perguntar “Em que lhe posso ajudar?” e, frequentemente, nenhuma resposta imediata no vêm à mente.

9. Siga de forma rápida e eficiente as referências que lhe derem. Quando as pessoas dão alguma referência, a forma em que você reagir terá um grande impacto para elas. Demonstre respeito e suas referências aumentarão.

10. Entre em contato com aqueles a quem você conheceu e que podem ser beneficiados com o que você faz e vice-versa. Deixe-os saber que você desfrutou da reunião e pergunte se poderiam reunir-se novamente para compartilhar ideias.

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