04 agosto 2011

Benchmarking no mundo dos negócios

Etiquetas: , , , ,


O benchmarking é um processo de comparação de produtos, serviços e processos de trabalho pertencentes às organizações que demonstrem melhores práticas sobre uma determinada área de interesse, com o objetivo de transferir o conhecimento sobre estas melhores práticas e sua aplicação.

Trata-se de um processo para determinar o melhor, ou seja, quem estabelece o padrão a ser seguido e exatamente o que compõe este padrão estabelecido. No mundo das redes sociais, por exemplo, poderíamos argumentar que os mais de 700 milhões de usuários de Facebook no mundo fazem com que a rede criada por Mark Zuckerberg seja o ponto de referência.

Se tivéssemos que utilizar o benchmarking no setor de informática para medir os objetivos alcançados, poderíamos definir quem é o melhor? Bill Gates ou Steve Jobs? E por quê?

As pessoas procuram fazer o mesmo nos negócios. Tentam constantemente saber qual é a organização líder no mercado e o porquê de seu sucesso, em que áreas está seu ponto forte, se seu sucesso se deve ao produto oferecido, ao serviço, preço, publicidade, ou ainda a seus recursos humanos. Tudo isto se deve a que sempre estamos em busca de seguir o padrão daquele que é considerado o melhor no setor.

A importância do benchmarking

Acreditar que a importância do benchmarking está somente em comparar-se com outros é um equívoco, já que o impacto que podem ter estas comparações sobre os procedimentos tem muito mais importância. O processo é útil para conseguir a realização de melhores práticas na organização.
Entretanto, é preciso ressaltar que este processo de comparar atividades, tanto dentro da própria organização como em outras empresas, deve ser realizado continuamente para alcançar resultados ótimos.

É evidente que, se não se sabe qual é o padrão estabelecido no mercado, será impossível realizar qualquer tipo de comparação. Da mesma forma, saber exatamente como atua o líder do mercado não é suficiente. Além disto, é preciso ter informações sobre os outros competidores e sobre o seu desempenho.

Uma vez analisada a fórmula do sucesso, é preciso tentar seguir esta atividade criando o maior valor agregado possível. É necessário otimizar as atividades que geram valor, assim como eliminar ou melhorar atividades que não gerem o valor desejado.

Em suma, além de ser uma ferramenta útil para a melhoria dos processos, o benchmarking é a consequência de uma gerência para a qualidade.



“É preciso praticar benchmarking, mas normalmente estamos muito ocupados para isso. Muito cuidado, pois o fato de não fazê-lo e não colocar em prática as melhorias baseadas neste processo exige o risco de ficar de fora do negócio. Então, haverá tempo de sobra para o benchmarking, mas já será tarde demais”.

Compartilhe este artigo

Artigos Relacionados

Não há comentários para "Benchmarking no mundo dos negócios"

Postar um comentário

Seguidores