24 janeiro 2012

O primeiro metrô da América Central

Etiquetas: , , , , ,


Na última segunda-feira, foram iniciados os trabalhos de perfuração na construção do que será o primeiro metrô da América Central – e o nono da América Latina –, o qual estará localizado no Panamá e contou com a iniciativa encabeçada pelo Presidente Panamenho Ricardo Martinelli. 

Há aproximadamente um ano, o governo do Panamá começou a construção da Linha 1, um dos projetos mais importantes dessa parte do continente e que tem data marcada para o ano de 2014. 

A Linha 1 do metrô, cuja construção terminará em 2013, terá uma distância de 13,7 quilômetros e unirá o centro da capital panamenha às populações suburbanas da zona leste da cidade, alcançando 3,5 milhões de habitantes. A Linha terá 11 estações, sendo cinco elevadas, cinco subterrâneas e uma semissubterrânea. 

O trem percorrerá em 23 minutos os quase 14 quilômetros do populoso município de San Miguelito até o terminal de ônibus de Albrook. Sua capacidade inicial será de 15 mil pessoas e, nos anos seguintes, pouco a pouco, outros trens serão acrescentados com a finalidade de chegar a transportar 40 mil pessoas por hora, por rota. 

Ao concluir esta obra, o Panamá será o primeiro país da América Central a oferecer o serviço de metrô. O novo transporte beneficiará milhares de usuários que residem no norte da capital e que atualmente consomem grande parte de seu tempo trasladando-se aos seus locais de trabalho devido ao congestionamento das principais vias da cidade. 

O Governo do Panamá pretende, ainda, licitar antes de 2014 uma segunda linha de metrô. No total, são quatro as linhas planejadas para os próximos anos, passando uma delas por cima do Canal do Panamá. 

Sem dúvidas, trata-se de um avanço tecnológico de grandes proporções para o Panamá e para toda a América Central.



Engenheiro Leonardo: 





A opinião panamenha considera o Metrô 
como o projeto mais importante do país, depois do Canal do Panamá.














Compartilhe este artigo

Artigos Relacionados

Não há comentários para "O primeiro metrô da América Central"

Postar um comentário

Seguidores