Washington, 19 de abril de 2012. O Conselho do Banco Mundial de Administração aprovou, em princípio, a criação da Aliança Global para uma maior responsabilidade social, novo mecanismo para aumentar nos países em desenvolvimento, a escala da responsabilidade social das instituições beneficiárias e organizações da sociedade civil e prestar apoio. Em junho deste ano, o Conselho vai analisar os detalhes operacionais da proposta de aliança.
"O Banco entende, mais do que nunca, que a participação cidadã e compromisso dos beneficiários dos projetos são requisitos cruciais para alcançar resultados duradouros em desenvolvimento", disse o presidente do Grupo do Banco Mundial, Robert B. Zoellick. "Esta nova parceria vai apoiar um trabalho especial de importância decisiva para a área de responsabilidade social, em particular no acompanhamento e supervisão de projetos e programas para seus beneficiários. Espero que esta nova parceria é tornar-se uma componente de trabalho do Grupo Banco Mundial. "
O Banco pretende investir dinheiro de sementes no valor de EUA $ 20 milhões para criar a aliança e trabalhar com outros para obter recursos adicionais. Além de investir em projetos para promover a responsabilidade social, a aliança vai realizar atividades para compartilhar conhecimentos sobre as melhores práticas.
Em um discurso no ano passado no Instituto Peterson de Economia Internacional, Zoellick falou da necessidade de um novo contrato social que dá lugar a nível nacional, a um esforço mais responsável e construtivo entre os cidadãos comuns e seus governos. Ele também anunciou que o Banco considerar, junto com seus acionistas, os mecanismos de apoio às organizações da sociedade civil dedicadas à responsabilidade social. A Aliança Global para uma maior responsabilidade social é um resultado direto desse compromisso.
A parceria é mundial e mais de 20 membros em potencial, tais como fundações, grupos de reflexão, governos e agências bilaterais, forneceram informações para o projeto, junto com 1.300 representantes da sociedade civil de 60 países que participaram de consultas sobre o aliança proposta.
Trabalho atual sobre a responsabilidade apoiada pelo Banco Mundial inclui CheckMySchool.org projeto, um mapa interativo de informações básicas sobre a educação pública nas Filipinas criado para apoiar a supervisão cidadão do sector da educação, o uso de cartões Avaliação comunidade para ajudar a reduzir a mortalidade infantil em Uganda, e participação do público no processo de orçamento local na República Democrática do Congo para os cidadãos de influenciar a determinação destino a ser dado ao seu dinheiro. A Aliança Global para uma maior responsabilidade social pode ajudar escala-se a esses esforços.
O Banco reconheceu há muito tempo a importância do papel da sociedade civil e trabalho com organizações da sociedade civil para várias décadas. Em 1983, criou o Programa de Pequenas Subvenções (mais tarde conhecido como "Fundo da Sociedade Civil") para prestar apoio directo a essas organizações. Nos últimos anos, o fundo apoiou 350-400 organizações da sociedade civil em mais de 55 países. O financiamento adicional fornecida a estas organizações, o Banco Mundial, diretamente e através de canais governamentais, também cresceu de forma constante na última década, o total dos anos de 2008 a 2010 é estimado em EUA $ 645 milhões.
Não há comentários para "A Aliança Global para uma maior responsabilidade social: Um novo mecanismo de apoio às organizações da sociedade civil"
Postar um comentário