31 agosto 2010

Entrevista com a Dra. Norma Beatriz Coria

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A conscientização cultural e moral através da educação

As novas gerações, através do processo educativo, aprendem tudo sobre as gerações passadas, os conhecimentos da época, as normas de conduta e as maneiras como viam o mundo, mas ao mesmo tempo criam as suas próprias características culturais.

Na cidade de Buenos Aires há uma instituição que, de forma exemplar, desenvolve este processo. O Instituto Educativo Moruli é responsável por educar com caráter, com o fim de alcançar a harmonia e o equilíbrio necessário à sociedade.

Por este motivo, nesta entrevista com a Dra. Norma Beatriz Coria, diretora geral da instituição, saberemos mais sobre qualidade educacional e responsabilidade social.

Norma Beatriz Coria nasceu em Buenos Aires, Argentina, cidade na qual fundou o Instituto Educacional Moruli em parceria com seu esposo, Dr. Salvador Leni, instituição que há 44 anos desenvolve a metodologia da Escola Ativa de John Dewey.

Além do mais, é diretora regional da Argentina, Uruguai e Paraguai na Organização das Américas para a Excelência Educativa – ODAEE.



A Dra. Norma Beatriz Coria é uma reconhecida pedagoga, ocupou e ocupa cargos importantes e recebe menções em organizações relacionadas com a educação e a cultura, como a Organização Mundial para Educação Pré-escolar, o Conselho Nacional de Reitores de Instituições Privadas; A Associação de Institutos de Ensino Privado; a Junta de Estudos Históricos Coghlan e a Latin American Quality Institute.


ENTREVISTA

Primeira parte: Qualidade educacional.
Conduzida por Prof.ª Mary

1. Dra. Norma, descreva-nos brevemente suas experiências na área da educação.

Minha experiência é marcada por um único objetivo: o ensino. Fui professora de nível inicial, trabalhei em escolas de aplicação da escola normal nacional, nos cursos do Instituto del Profesorado, estive presente em salas de aula de escolas de Ensino Fundamental, tanto públicas como privadas, além de ter ocupado cargos de direção em organizações relacionadas à educação.

Além do mais, ministrei cursos e seminários, organizei congressos de educação a nível mundial. Fundei a Escola Argentino-chinesa e o Instituto Educativo Moruli, no qual permaneço desde o ano 1966 como diretora geral.

Se pudesse resumir toda a minha experiência como educadora, diria em poucas palavras: “Sou feliz, faço o que gosto: educar.”



2. Como nasceu a idéia de formar o Instituto Educativo Moruli?

Esta empresa de serviços educativos nasceu a partir de um sonho. Em 1966, quando ainda era jovem, sempre tinha a idéia de assistir às aulas de uma oficina de aprendizagem de vida. No outono desse ano surgiu a idéia de formar grupos de Jardim Infantil no bairro de Belgrano, o qual chamamos de Moruli. Mas somente três anos depois e devido a uma casualidade, abrimos a escola primária.

Hoje, com 44 anos de trajetória, vemos como participamos do crescimento e do desenvolvimento de gerações de crianças e adolescentes em todos os níveis de estudo. Uma instituição que nutre e se nutre a cada dia das atividades e do crescimento mútuo. Hoje, aqueles jovens empreendedores são empresários com uma idéia vigente: priorizar a busca por valores mais que a rentabilidade.


3. Para você, quais são os efeitos valorizados positivamente pela sociedade com relação ao processo de formação?

A sociedade valoriza a capacidade de reagir com critério perante a problemática atual. Para isso, a formação dos alunos não deve ser somente técnica e informativa, mas devemos prepará-los para enfrentar situações inesperadas. A educação deve ser o ponto de partida em virtude do qual a alma adota uma posição perante o mundo e a vida. Como dizia Platão: “O real valor de uma educação é oferecer paradigmas das grandes virtudes através das quais o ser humano alcança a excelência.”


4. Em sua opinião, como a docência evoluiu através dos anos?

Com o passar dos anos, o papel do docente foi se confundindo com o papel de um trabalhador comum, o que prejudicou o desenvolvimento da classe, pois um docente, além da prática de sua tarefa, tem também em mãos a formação do homem de amanhã e é o único capaz de “tocar” o futuro, pois é quem ensina.

Apenar dos avanços tecnológicos ao alcance dos docentes, não se observa uma adequada formação para esta época. Ensinamos com planejamentos do século XIX e com professores do século XX aos alunos do século XXI. A mudança fundamental deveria partir das escolas de formação docente, capacitando de forma adequada o professor.




5. Existem dois aspectos fundamentais para a qualidade educacional: infra-estrutura e tecnologia. Conte-nos como sua instituição trata este tema.

Estes dois aspectos definem o perfil de uma instituição educacional:
  • A infra-estrutura ajuda a moldar os espaços: salas, oficinas, pátios, salões, etc., para alcançar os objetivos da Escola Ativa.
  • A tecnologia é a melhor ajuda pedagógica, pois dá infinitas possibilidades que antes não se podiam imaginar (salas virtuais, reuniões presenciais à distância, fóruns de intercâmbio de idéias, quadros digitais, informação online).

Tanto os recursos tecnológicos como os de infra-estrutura são considerados no momento de realizar o planejamento no Instituto Educativo Moruli, seja o planejamento diário, anual ou futuro, mas com o suficiente critério para não pensar que são imprescindíveis. A sala pode ser qualquer espaço e o material de apoio à aprendizagem pode ser o objeto mais próximo e mais simples.

Domingo Faustino Sarmiento, Professor da América, exercia o magistério num rancho de barro com teto de palha e sem nenhuma tecnologia, e até hoje é considerado o maior professor de todos os tempos.

Outro exemplo que temos é uma anedota de Albert Einstein, quando sua esposa – perante uma extraordinária explicação dos últimos avanços tecnológicos – disse: “Vocês usaram tudo isto para chegar ao mesmo resultado que Albert consegue chegar usando apenas uma folha de papel e um lápis.”


6. Como poderia definir cada um dos princípios de nova educação (atividade, vitalidade, liberdade, individualidade e coletividade) que são parte de seu projeto institucional?

Nosso projeto institucional está baseado nestes princípios da Escola Nova, os quais são princípios do final do século XIX e que ainda continuam vigentes.
  • Atividade: como ação produtiva, não como movimento improdutivo.
  • Vitalidade: todo ser humano é vital e ainda mais uma criança ou um adolescente. Cada aprendizagem deve ser considerada suas necessidades no estado no qual se encontrar.
  • Liberdade: em todos os aspectos da palavra, de pensamento e de ação, porém considerando o respeito pelos outros.
  • Individualidade: cada ser é único e desta forma deve ser considerado pelo professor na organização de sua aula, estando atento às múltiplas inteligências de seus alunos.
  • Comunidade: pertencemos a um grupo, o grupo humano, e devemos saber como e o que é preciso para fazer parte da comunidade, ativa e positivamente, sendo democráticos, analíticos, solidários e responsáveis 


    Segunda parte: Responsabilidade social.
    Conduzida por Mr. Quality


    7. Qual é o perfil do aluno no centro educacional? Como afeta o entorno social?

    Uma palavra definiria esse perfil: criterioso. Através da função primordial da pedagogia, a transmissão do saber, da cultura e dos mecanismos que fazem possível a renovação, aplicamos a educação num sentido que vise uma melhor qualidade dos produtos e uma maior elevação do espírito. E perante a quantidade de ideias que de forma direta ou indireta também contribuem para com enfraquecimento desta função (o facilismo, a indisciplina, o desânimo para com a competência e a degradação dos conteúdos) é preciso ser criterioso e pensar bem antes de agir conforme os valores fundamentais que devem ter os seres humanos: a disciplina, o esforço, o incentivo ao mérito e à competência, além do respeito pela vida.

    Ao finalizar o Ensino Médio, nosso aluno será capaz de:
      • Ingressar ativamente na realidade nacional, adotando uma atitude participativa, consciente e responsável.
      • Avaliar a importância dos valores éticos e morais em qualquer atividade.
      • Desenvolver um pensamento crítico e reflexivo, gerando respostas criativas.
      • Valorizar o sistema democrático como forma de vida e convivência pacífica.
      • Adquirir uma visão interdisciplinar com relação às diferentes áreas do conhecimento.
      • Prosseguir nos estudos superiores com uma sólida base de conhecimentos específicos, sem desprezar sua formação integral.
      • Desenvolver ações pensadas, ordenadas e efetivas.
      • Reconhecer a experiência como um sinônimo de educação.
      • Alcançar a excelência na aquisição de conhecimentos.
      • Considerar a tarefa de aprender como algo prazeroso.
      • Defender a vida e a saúde como melhor riqueza.
      • Ter uma atitude respeitosa pelas manifestações de pensamento, sustentando suas próprias convicções.


      8. A responsabilidade social é uma atitude pró-ativa. Em seu caso, qual o compromisso que mantém a instituição para com a sociedade?

      Através da instituição educacional que eu dirijo, sinto o compromisso de conservar por meio de ideias e ações os valores consagrados pela tradição artística, científica e filosófica continuada nas grandes realizações culturais da humanidade.

      Entretanto, não me refiro à tradição como uma atitude “tradicionalista”, mas vejo nas grandes obras vanguardistas a renovação e a continuidade da grande cultura da humanidade.




      9. Em que momento do processo educativo considera que se pode alcançar a interação social de um aluno?

      Desde o primeiro momento do processo educacional, que começa com os pais e o filho recém-nascido, já que os primeiros educadores são eles. Portanto, cada aprendizagem deve conduzir à aceitação do outro, o respeito pelas normas e tudo o que nos rodeia; a apreciação da vida como primeiro objetivo e a transcendência de seus atos, que lhe dará essa interação social desejável. O docente em cada uma das etapas deverá trabalhar os conteúdos de sua matéria considerando estas premissas.


      10. Para concluir, quais são as futuras metas em sua instituição?

      Como instituição educacional, nossas metas são: continuidade, responsabilidade e idoneidade. Sempre tomamos nosso trabalho com a atitude mental de um jogador (a diferença entre trabalho e jogo é apenas a atitude mental) e isso nos levou a transitar num caminho de sucesso que esperamos dar continuidade, pois nossos sucessores serão as crianças formadas em nossa instituição, as quais são os adultos de hoje e muitos deles trabalham conosco. Se conseguirmos fazer com que o Instituto Moruli continue existindo sem nós, já teremos alcançado o nosso objetivo futuro.

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