Hoje em dia, a energia solar é uma das energias renováveis mais desenvolvidas e utilizadas do planeta. Sabe-se que anualmente o sol produz 4 mil vezes mais energia do que o ser humano é capaz de consumir e por isso é considerada como uma fonte de energia ilimitada.
A energia solar se transformou em energia útil para o homem. O uso dessa energia renovável serve para duas coisas, basicamente:
- Para aquecer comida ou água, por exemplo. É conhecida como energia solar térmica.
- Para gerar eletricidade, conhecida como energia solar fotovoltaica.
Entretanto, o uso direto dessa fonte para a consecução de energia não está totalmente desenvolvido, pois os mecanismos atuais ainda não são suficientemente eficazes.
Porto Rico, a ilha do sol
Uma empresa porto-riquenha especializada em energia renovável deu início à instalação de um parque solar, o qual será o maior parque de energia solar da América Latina. Nos últimos meses deste ano, período em que se planeja concluir a montagem, a nova central elétrica, localizada na cidade de Ponce, contará com 20 mil painéis capazes de gerar uma potencia de 4,5 megawatts.
O projeto foi autorizado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Comércio (DDEC), José Pérez-Riera, e conta com um investimento de 35 milhões de dólares.
O projeto tem um compromisso explícito com a ecologia, pois evitará a importação de 20 mil barris anuais de petróleo, os quais emitem aproximadamente 6 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.
Porto Rico está à espera de receber mais de 120 milhões de dólares de fundos federais disponíveis sob a Lei Norte-americana de Recuperação e Reinvestimento (ARRA - American Recovery and Reinvestment Act) para o início das atividades dos projetos de energias renováveis.
A indústria da energia renovável em Porto Rico é uma indústria que se encontra em processo de desenvolvimento.
Sabe-se que 98% da energia consumida atualmente em Porto Rico provêm de combustíveis fósseis importados e o petróleo é responsável por 70%. É apresentada, então, uma oportunidade de reduzir a dependência dos hidrocarbonetos e diminuir a contaminação ambiental na ilha.
- A mesma empresa deste projeto constrói nos subúrbios do município de Guayanilla um parque eólico de 25 turbinas de vento, capazes de produzir cerca de 40 megawatts de eletricidade.
- Esta central começará a funcionar em 2012.
Não há comentários para "O maior Parque Solar da América Latina"
Postar um comentário