14 outubro 2010

Cuidando do meio ambiente através do Twitter

Etiquetas: , , , , , , , ,

A audiência mundial do Twitter foi duplicada no último ano, entretanto, o número da audiência latino-americana quadruplicou. Um estudo realizado pela ComsCore nas cinco maiores regiões do mundo revelou que a América Latina é responsável pelo maior crescimento da audiência da rede social, alcançando 305% e chegando a 15,3 milhões de usuários no mês de junho deste ano.

Cabe ressaltar que dentro do ranking dos 20 países de maior audiência do Twitter.com, com usuários que acessam a Internet tanto de suas casas como de seu ambiente de trabalho, se encontram 6 países latino-americanos: 
  • Brasil, em 2º lugar com 20.5% de audiência.
  • Venezuela, em 3º lugar, com 19.0%;
  • México, em 8º lugar, com 13.4%;
  • Chile, em 10º lugar, com 13.2%;
  • Argentina, em 14º lugar, com 10.5%;
  • Colômbia, em 15º lugar, com 9.6%.

A importância do Twitter é evidenciada não apenas na América Latina, mas ao redor de todo o mundo.

Como ajudar através de uma rede social?

O estilo de vida da maioria das pessoas exerce um impacto negativo sobre o meio ambiente, o qual se denomina 'pegada de carbono'. As atividades realizadas mais frequentemente são aquelas que mais contaminam, como é o caso do consumo de eletricidade e do uso de automóveis, motocicletas, e outros tipos de veículos.

No México, o oitavo país de maior audiência do Twitter, como vimos anteriormente, um grupo de reconhecidas empresas se uniram para criar o EcoTweet: uma plataforma que permite que o usuário combata a mudança climática e apoie diversas causas sociais de maneira gratuita cada vez que envia um ‘tweet’.

Cada ‘tweet’ colabora de maneira direta com o desenvolvimento de projetos ecológicos que combatem o aquecimento global; como bosques e parques eólicos que despoluem a atmosfera e evitam a contaminação. Por cada ‘tweet’ enviado, os patrocinadores realizam doações em dinheiro a associações reconhecidas que desenvolvem programas sociais em torno a educação, saúde, conservação do meio ambiente e ativismo.

Sem dúvidas, este é um projeto elogiável de causa social e, o melhor de tudo, a iniciativa partiu de um país latino-americano. 






Como se não bastassem os benefícios, por cada ‘tweet’ enviado, o usuário tem  
a possibilidade de ganhar uma viagem de luxo no cruzeiro da National Geographic,
no Pólo Norte, e estudar o habitat do urso polar.

Compartilhe este artigo

Artigos Relacionados

Não há comentários para "Cuidando do meio ambiente através do Twitter"

Postar um comentário

Seguidores