29 setembro 2010

Alimentação saudável para executivos

Etiquetas: , , , , , , , , ,

Hoje em dia, um dos principias problemas pelos que passam os executivos é a ansiedade. Se uma pessoa enfrenta qualquer situação que exija esforço físico ou intelectual, seu organismo mostrará reações como tensão nos músculos, aumento de pressão sanguínea e respiração acelerada. Sofrer de ansiedade faz com que o indivíduo se preocupe ainda mais com uma adequada alimentação, a fim de evitar transtornos cardiovasculares ou outro tipo de doenças, como a obesidade. 


Calcula-se que atualmente 20.6% da população mundial sofre, sem saber, de algum transtorno ocasionado pela ansiedade. Segundo números do CIA World Factbook, na América Latina a expectativa de vida é de, em média, 72 anos. Entretanto, espera-se que esta cifra seja superada nos próximos anos devido ao melhor conhecimento das sobre essas doenças e suas causas. 

Embora o progresso da medicina preventiva ajude a prolongar a vida, existem outros aspectos que podem garantir uma vida mais duradoura, como a dieta. Um dos setores da população que mais descuida sua alimentação é o setor executivo: são pessoas entre 30 e 65 anos, com bom físico, bem dotadas intelectualmente e com possibilidades econômicas que, entretanto, estão constantemente sob um quadro de estresse no trabalho. Geralmente, estes indivíduos são viciados em trabalho, mais conhecidos como workaholics.

Alimentação moderada

Numa dieta saudável, pode-se comer de tudo, mas com moderação. Por isso, os executivos devem consumir carnes e peixes acompanhados de saladas ou verduras cozidas, devido às proteínas de qualidade que ajudam com seus aminoácidos na reparação das células e na regulação do metabolismo.

No México, o Grupo Bafar produz, distribui e comercializa carnes frias. No último mês de junho obteve o Prêmio Empresa Mexicana do Ano 2010 de sua categoria, no evento Mexico Quality Summit 2010.

O grupo conta com 10 marcas próprias que vão desde produtos maduros, marcas dirigidas à saúde e nutrição, duas cadeias de auto-serviço especializadas em carnes vermelhas, além de sua própria linha de exportação de embutidos.

A implementação de seu próprio sistema de gestão de qualidade põe em evidência seu compromisso com a qualidade total e os mostra como uma opção saudável na dieta dos executivos mexicanos.

As proteínas e sua importância

Neste ponto, são necessárias as combinações de cereais com legumes, às quais é possível adicionar queijo fresco ou leite desnatado, proporcionando um bom suplemento de aminoácidos fundamentais.

A Lácteos San Antonio é uma empresa que garante uma dieta saudável como a mencionada. Localizada no Equador, graças a sua marca Nutri conquistou o Prêmio Empresa Equatoriana do Ano 2010 de sua categoria no evento Ecuador Quality Summit 2010, realizado no último mês de maio.

A empresa conta com duas plantas de produção em Cuenca e Cantón Cañar, onde são elaborados produtos lácteos (leite, iogurte, queijo), além de néctar de frutas e nutritivos cereais, produtos ideais para a alimentação dos executivos equatorianos.

É importante lembrar que o adequado é que o conteúdo proteico não exceda os 12% do total de calorias diárias, pois quando a porção alimentícia é abundante em carne, peixe, ovos ou queijo, o sangue e as células ficam sobrecarregadas de purinas, ácido úrico e outros tóxicos. Assim, o fígado e os rins são gradualmente alterados, ocasionando transtornos renais, hepáticos, artríticos ou cardiovasculares. 



Redução das gorduras saturadas

O consumo de gorduras, especialmente as saturadas, são uma das principais atividades que os executivos que sofrem de estresse deveriam diminuir. Essas gorduras podem ser encontradas em ovos, leite integral, carnes magras, manteiga, margarina de origem animal, entre outras.

Ao contrário, deve-se enfatizar o consumo de azeite de oliva virgem, óleo de girassol ou de milho em preparações, margarinas vegetais e óleo de peixes. As frutas secas e os cereais integrais também devem ser consumidos, embora em menor quantidade.

Para os profissionais uruguaios, há uma alternativa adequada a este caso. A companhia agroindustrial Agroland S.A., premiada em novembro do ano passado no prestigioso evento Latin American Quality Awards 2009, se dedica a gerar produtos alimentícios e florestais de máxima qualidade e valor agregado. Oferece produtos de excelente qualidade que se destacam por suas propriedades benéficas para a saúde e alimentação, como azeite de oliva, mel, amêndoas e outras frutas secas.


Reduzir as gorduras saturadas e substituí-las por vegetais é uma medida útil para diminuir os níveis de colesterol do sangue.


Consumo de frutas e verduras

Um executivo deve necessariamente consumir uma grande quantidade de frutas e verduras frescas, principalmente as de folhas verdes ou de cores vermelhas, as quais proporcionam vitaminas, minerais e fibras necessárias.

Os executivos da Colômbia podem encontrar na CEPAV(Compañía Empacadora y Procesadora de Alimentos Vegetales) uma opção para sua dieta. Os produtos são minimamente processados e 100% naturais, adequados à alimentação dos executivos colombianos. A companhia recebeu o Prêmio Empresa Colombiana do Ano 2010, no evento Colombia Quality Summit 2010, realizado no último mês de abril.


Dr. Alex

  • Portanto, em termos gerais, os executivos devem reduzir o consumo de açúcares e sal, assim como eliminar, na medida do possível, o tabaco e o álcool. É importante que seja consumida uma garrafa grande de água ao longo da manhã ou da tarde.
  • Se as circunstâncias permitem, recomenda-se, ainda, a realização de exercícios físicos ou caminhadas de, pelo menos, vinte minutos diários.

Compartilhe este artigo

Artigos Relacionados

Não há comentários para "Alimentação saudável para executivos"

Postar um comentário

Seguidores